Oração da Serenidade



Deus, concedei-me,
A serenidade para aceitar as coisas que eu não posso modificar;
Coragem para modificar as coisas que posso, e
Sabedoria para saber a diferença.
Vivendo um dia de cada vez;
Desfrutando um momento por vez;
Aceitando as dificuldades como o caminho da paz;
Tomando, como ele fez, este mundo pecaminoso como ele e, não como eu gostaria que fosse;
Confiando em que ele fará todas as coisas certas se eu submeter-me a sua vontade.
Que eu possa ser razoavelmente feliz nesta vida;
E infinitamente feliz com ele para sempre na próxima.
Amém.

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Atividade Física nas Guardas Municipais


Atividade Física fator primordial na vida funcional do Guarda Municipal


              O homem primitivo precisava se defender, fugir e caçar, portanto estava sempre em movimento na busca constante de novos territórios que lhe oferecessem alimentos em abundância. Esse constante movimento os tornava bastante ativos e resistentes, sendo assim podemos dizer que nos primórdios a prática da atividade física já se mostrava presente no desenvolvimento do homem.
                    Segundo Pitanga (2010), atividade física é todo movimento corporal voluntario exercidos pelos músculos esqueléticos que resulta em gasto energético acima dos níveis considerados de repouso.
                    Exercício físico é uma atividade planejada sistematicamente com a proposta de manter ou melhorar os componentes da capacidade física.
                    È notório que os centros urbanos aconteceram um aumento significativo da criminalidade, portanto, se faz necessário dos órgãos de Segurança Público-Urbana uma rápida resposta, pois o agente trabalha entre a crueldade e a bondade, o ódio e o amor, a vingança e o perdão, a punição e a impunidade, a injustiça e o direito, a dor e a alegria, a prisão e a liberdade, a discriminação e igualdade.
                    Para que isso minimize, os agentes púbicos devem estar bem preparados não somente na questão técnica e tática, mas também no aspecto físico e psicológico.
                    Hoje se vivencia que todo o processo de seleção publica, estão inseridos no rol de pré- requisitos que o candidato a uma vaga nas corporações voltadas a segurança e um dos itens primordiais é estar apto a pratica de atividade física, ou seja, o TAF (Teste de Aptidão Física).
                   Depois passam os meses no curso preparatório até se formar e ser designado para atividade fim em uma unidade de trabalho.
                   Devido às atividades mutifincionais da profissão e com o passar do tempo essas cobranças caem no esquecimento e a vida do profissional se torna uma rotina, sem contar que a alimentação inadequada proveniente de atividades diversas para o complemento da renda e não tendo o acompanhamento e a continuidade da aplicação dos TAF’s periódicos.
                   De certo modo há um relaxamento e como conseqüência acabam adquirindo mais peso e o acumulo de horas com EPI, s (Coletes antibalistico, Cinturão de guarnição, Radio de Comunicação etc..) com pelo menos 7 kg de equipamentos acoplado ao corpo durante o dia em media cerca de 12 horas ou mais durante anos a fim.
                   Se juntando a estes fatores, e o tempo de desempenho em sua função, acontece ainda, o possível acoplamento de doenças laborais especificas de profissional de segurança como sedentarismo, aumento de peso, o estresse, o acumulo de varizes nas pernas, problemas nas articulações do joelho e tornozelo, diabetes, hipertensão, labirintite, síndrome de Bornout, depressão, e sérios problemas de coluna alem do envelhecimento natural dos Guardas.
                   O que observa especificamente nas Guardas Municipais é uma ausência de políticas voltadas para a manutenção e o incentivo da pratica de atividade física em suas corporações.
                   Raras são as Guardas que mantém o efetivo preparado para exercer suas atividades diárias e sim movimentos isolados voltados a pratica especifica de desportos que não contempla todo o efetivo.  
                   A falta de atividade física não diz respeito  apenas à saúde, mas também à segurança das pessoas em volta do guarda municipal, ai e fica a pergunta que deve ter o olhar impessoal desprovida de sentimentalismo ou corporativismo: Eu estou preparado para exercer as minhas atividades de guarda municipal diariamente ou ao menos defender o meu parceiro em um momento crise ou ainda defender a sociedade com a qualidade que se espera no Guarda Municipal? 
                  Praticar atividade física faz bem ao corpo e à mente aumenta a resistência cardiorepiratoria e muscular, flexibilidade, força agilidade, equilíbrio tudo isso é o que se espera do bom Guarda Municipal resultando em uma sensação de bem estar, pois com exercícios físicos o organismo libera endorfinas, que são substâncias produzidas e liberadas pelo cérebro que causam sensação de bem-estar. 

                 Sempre há tempo para mudar, comece a fazer atividades físicas regulares, não deixe que sua carreira termine de forma precoce em forma de doença se conscientize, adquira qualidade de vida tenha uma aposentadoria de seus sonhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário